beneficiamento do minerio
1405 palavras
6 páginas
O processo inicial ao qual o mineral é submetido é a fragmentação. O processo de fragmentação de rochas industriais minerais (RIMs) visa apenas a atender determinadas características granulométricas do mercado, já que este tipo de minério é utilizado da forma como é extraído. Um exemplo das RIMs são a areia e as britas.Por outro lado, os demais minerais devem passar por etapas de concentração antes de serem aplicados nos processos industriais, sendo necessário que na etapa de fragmentação a redução granulométrica seja tal que haja uma separação do mineral minério – parte do mineral economicamente viável – da canga – rejeitos. A este processo denominamos de liberação. 1.1 Fragmentação Utiliza de equipamentos como britadores e moinhos que realizam, respectivamente, a britagem e a moagem dos minerais. Na britagem os diâmetros obtidos são de aproximadamente 1 mm, já na moagem é possível obter diâmetros de até 0,074 mm. Alguns exemplos de britadores são os britadores de mandíbula e os britadores giratórios.
Exemplos: de moinhos temos os moinhos de bolas e moinhos de martelo.
1.2 Classificação. Através da classificação é possível determinar se as especificações granulométricas do processo de fragmentação foram alcançadas. Dessa forma, podemos determinar se a liberação das partículas foi alcançada e se as RIMs atendem as especificações do mercado. Nesta etapa são utilizadas peneiras, classificadores mecânicos e ciclones.
Através das etapas anteriores é possível realizar e monitorar a liberação entre as partículas de mineral minério e de canga. Na etapa seguinte devemos utilizar de alguma propriedade física ou físico-química para separar estas partículas de forma a obter mineral minério em concentração adequada de um lado, e do outro deixarmos os rejeitos. Este processo é a concentração.
1.3 Concentração
Pode utilizar das propriedades físicas, tais como a gravidade e susceptibilidade magnética. Quando a propriedade