Beneficiamento de Minérios
Introdução
Este trabalho apresenta as etapas de produção do zinco metálico, desde a extração do minério bruto, até o seu refino, enfocando a etapa de beneficiamento que se inicia no processo de britagem e finaliza–se com o processo de concentração, denominado de flotação.
Abordando de forma breve, aspectos gerais do zinco como: propriedades físicas e químicas, reservas minerais do metal, a utilização industrial, a reciclagem e um processo diferenciado de extração denominado de biolixiviação.
1-Aspectos gerais do zinco.
O zinco é um metal de cor branca-azulada, de forma cristalina hexagonal compacta, número atômico: 30; peso atômico:65,38g; densidade(a 25º c ):7,14; dureza: 2,5(escala de Mohs); ponto de fusão : 419º c (a pressão de 760mm de Hg) e ponto de ebulição :920ºC. Há vestígios de peças de latão datadas de 1000-1400 a.C. na Palestina, e outros objetos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia.
O zinco é encontrado na natureza principalmente sobre a forma de sulfetos, associado ao Pb, Cu, Ag e Fe (galena, calcopirita, argentita e pirita, dentre outros). O minério sulfetado de zinco está sujeito a grandes transformações na zona de oxidação formando óxidos, carbonatos e silicatos. As mineralizações ocorrem, principalmente, nas rochas calcárias que são as hospedeiras usuais.
Os principais minérios de zinco são: a blenda ou esfarelita (ZnFeS), willemita(Zn2 SiO4), smithsonita(ZnCO3), calamina ou hemimorfita (Zn4 Si2 O7,(OH)2.H2O), wurtzita(ZnFeS), franklinita(ZnMnF2O4), hidrocincita[2ZnO3.3Zn(OH)2] e zincita(ZnO), com destaque no caso do Brasil para os minérios calamina, willemita e esfarelita, o qual é o principal minério extraído.
Reservas do minério de zinco.
O zinco é o 23º elemento mais abundante na crosta terrestre. As jazidas mais ricas contém cerca de 10% de ferro e entre 40% e 50% de zinco. Os minerais dos quais se extrai o zinco são: óxidos, sulfetos,