Desafio de filosofia
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Marília / SP
2011
Introdução
Qual deveria ser o rosto de uma criança? Como manter a inocência nas crianças e por que as crianças deste século diferenciam das do século anterior? São algumas das indagações que fazemos ao olharmos às crianças e as diferentes classes sociais.
Quando falamos de diferentes rostos da infância, os pensamentos vagueiam sobre os extremos de classes sociais, os fatores de influência e seu histórico de transformações na sociedade, estampando os diferentes rostos da infância.
A infância é a principal fase do desenvolvimento humano, que merece atenção especial devido suas constantes mudanças influenciadas por hábitos e costumes no mundo, bem como a realidade em que vive, estabelecendo ritmos e processos de maturação diferentes de uma criança para outra.
A educação dada pela família fornece a base no aprendizado da criança, pois é o alicerce da sociedade e deve se desenvolver juntamente com a educação formal, a fim de obter um resultado positivo rumo ao desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano. A família tem um importante papel no desenvolvimento da criança até a fase adulta, que servirá de base para a criança se desenvolver, aprender a viver em sociedade, construir seus valores e cumprir seu papel, amadurecendo para atingir seus sonhos e objetivos, sejam profissionais, pessoais, acadêmicos ou até mesmo sociais. Discutir a questão da infância e da família no campo da pedagogia constitui tarefa importante para evitar o recurso a padrões rígidos que pensam a educação a partir de um modelo universal e atemporal de infância e de família. O interesse pelo tema família e da infância e suas transformações é relativamente recente. A família tem o papel importante no processo