Desafio de filosofia -
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
São Paulo/SP
2011
Introdução
Este trabalho tem como objetivo definir, estimular e entender os diversos rostos da infância e explicar o porquê dos diversos comportamentos a moldagem do caráter por parte da “criança”.
Mas de que forma a criança molda seu caráter?
Em primeiro lugar, somos seres biológicos com necessidades de fora para dentro. Somos fortemente estimulados através do nosso convívio com a sociedade, o processo de zelo pela família ou como à falta dele pode influenciar esta etapa de nossas vidas.
Nós como seres humanos temos diversas características e a educação nos auxilia em nosso processo de evolução, mas aqui também falaremos a respeito das passagens que a educação passou e ainda passam, transformações que influenciaram também na forma como a sociedade enxerga as crianças e na forma na qual a sociedade também foi transformada e está mais participativa e colaborativa neste processo.
Quando falamos em diversidade, comportamento, caráter, educação, sociedade não podemos deixar de falar em cultura que “ajuda” desde que usada com cautela na transformação de cada ser humano. A diversidade nada mais e nada menos que a pluralidade de cultura, as diversas culturas existentes em nosso ambiente e como nós pedagogos podemos ajudar neste processo e muitas vezes influenciamos uma criança para diversos caminhos. Hoje temos a proposta da escola nova transformadora e libertadora, onde quebramos diversos tabus que já existiram e existentes pela sociedade.
O que deve ficar bem claro é que todos nós temos o livre arbítrio e necessidades fisiológicas e biologias diferentes, e que a Escola e o professor direcionam para a “igualdade” de uma conduta e que a sociedade por sua vez interfere com suas manifestações