Desafio de filosofia
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp.
Taubaté/SP
2011
Anhanguera Unidade I
DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA
Ao pensar em infância, é fazer uma reflexão dos variados meios dos quais elas estão inseridos na sociedade seja, na família, na escola e da ação educativa. O conceito de infância muda de acordo com o contexto histórico do qual esta inserido, isso pode ser comprovado baseado em estudos realizados ao longo de nossa historia, essas profundas mudanças vem gerando novas atitudes e sentimentos nos adultos com relação às necessidades das crianças.
Na Idade Média, o termo infância era usado nos sete primeiros anos de vida, período em que era considerado um ser frágil, que não podiam desempenhar as atividades dos adultos, devido aos riscos mortalidade, após esse período fundamentado na relação homem a homem, tinha grande interação com seus pais ajudando nos fazeres diário, aprendendo desde cedo as tarefas do dia-a-dia, ajudando os adultos na realização, assim nessa época a escolarização cabia somente aos seus familiares.
No mundo moderno, começaram a ocorrer grandes transições, impulsionado por pressupostos filosóficos morais e religiosos, sendo visto como um processo coletivo a formação das futuras gerações, com regras especificas quanto ao tempo, espaços individuais e coletivos, com formação de hábitos e de conduta surgia assim às instituições. No inicio esse processo de escolarização cabia a Igreja que monopolizava o ensino, um ler e escrever pautado na Bíblia.
A partir desta revolução novas pedagogias passaram a ser utilizadas sendo percebidos até os dias atuais, novos conceitos foram se formando, agora as crianças precisaria de um novo espaço, um colégio com a ordenação, com restrições e subdivisão de espaço, agora as aulas seriam em salas menores, separadas por series e com um professor por turma, colocando fim as salas grandes, com varias