Metodologia do ensino de historia
A História, nos dias de hoje, é uma disciplina do currículo escolar na educação básica que visa descobrir como viviam as pessoas no passado, procurando identificar mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, nas idéias, nos costumes,etc.
Sem a História, não seríamos capazes de nos localizarmos no tempo e perderíamos parte de nossa identidade. Isso porque as experiências do passado são experiências humanas que tem muito a ver com a vida das pessoas de hoje. Conhecendo tais experiências, sentimos mais facilidade em compreender o mundo em que vivemos.
A História, quando bem estudada e bem compreendida, é algo realmente fascinante. Ao estudarmos História, podemos reviver épocas passadas ou nos deslocar até mesmo para um passado distante, num tempo em que nem havíamos nascido ainda.
Como é possível saber que algo mudou, ou que o tempo passou? Para isso, usamos a memória, que pode ser de vários tipos: memória individual, aonde uma pessoa pode se lembrar das coisas que aconteceram durante sua vida; memória coletiva, experiências que não vivenciamos, mas que nos foram contadas por amigos ou parentes e a memória histórica, que registra em livros e documentos antigos, quadros, monumentos, depoimentos orais etc., informações sobre o que aconteceu no passado as pessoas de hoje, após um sério processo de investigação.
O ensino da história pode desempenhar um papel importante na construção da identidade ao incorporar a reflexão sobre a atuação do indivíduo nas suas relações pessoais com o grupo de convívio, sua afetividade, sua participação no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturais, valores e gerações do passado e do futuro.
Na Educação Infantil, onde os alunos ainda não são alfabetizados o trabalho com a história é feita por meio de integração social, com histórias contadas, ilustrando figuras, passeios onde o professor orientará os seus conhecimentos, fazendo