O jogo como forma de aprendizagem
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Braulia Renata Sant’Ana
Matrícula:T25766-2 TURMA: 2ºSEM ED. FÍSICA LICENCIATURA TURNO: NOTURNO 1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O JOGO COMO FORMA DE APRENDIZAGEM
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
Este trabalho tem como objetivo evidenciar o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando. Conclui-se que são apresentadas as principais ideias dos diferentes papeis que o jogo exerce no trabalho pedagógico com o intuito de estimular no profissional docente a reflexão sobre a utilização do lúdico na aprendizagem.
JUSTIFICATIVA:
O tema foi escolhido por ser de muita importância na área e mostrar o jogo como recurso pedagógico no desenvolvimento de alunos. Sendo assim, os profissionais da educação, de um modo geral, poderão rever suas práxis pedagógicas ao utilizarem jogos e brincadeiras no contexto escolar, sempre valorizando as habilidades e a individualidade de seus alunos.
2. INTRODUÇÃO De início é importante explicar que a palavra "jogo" se origina do vocábulo latino ludus, que significa diversão, brincadeira e que é tido como um recurso capaz de promover um ambiente planejado, motivador, agradável e enriquecido, possibilitando a aprendizagem de várias habilidades. Dessa maneira, alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem podem aproveitar-se do jogo como recurso facilitador na compreensão dos diferentes conteúdos pedagógicos.
Piaget (1976) defendeu que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Elas não são apenas uma forma de desafogo ou algum entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. O jogo é, portanto, sob as suas formas essenciais de