LIVRO DE MIQUÉIAS
NATAL
2013
1. a. Introdução
AUTOR E DATA
O nome Miqueias, vem de uma palavra hebraica “Mikhah” que significa “Quem é como Yahweh?”. O Ministério do profeta foi exercido durante o os reinados de três reis de Judá: Jotão (751-736 a.C), Acaz (736-716 a.C) e Ezequias (715-687 a.C). Algumas de suas profecias foram proferidas no tempo de Ezequias (conforme Jr 26.18). Porém, a maioria delas reflete a condição de Judá durante os reinados de Jotão e de Acaz, antes das reformas promovidas por Ezequias. Não há dúvida de que o seu ministério, juntamente com o de Isaías, ajudou a promover o avivamento e as reformas dirigidas pelo justo rei Ezequias.
BIOGRAFIA DO AUTOR
Miqueias foi um homem corajoso, dotado de fortes convicções e de rara fé pessoal. Vindo de classes mais pobres conheceu as injustiças praticadas pelos ricos. Apesar de conhecer as condições políticas da nação, ele só fez comentários a esse respeito naquilo em que essas condições estavam vinculadas a situação moral e religiosa do povo. Por sua origem camponesa se assemelha a Amós, com quem compartilha uma aversão às grandes cidades e uma linguagem concreta e franca, nas comparações breves e nos jogos de palavras, outras características de Miqueias são moralidade estrita, inflexível devoção à justiça tanto na Lei quanto nas ações práticas, e grande simpatia para com os pobres. Não há muitas informações sobre a sua vida pessoal, sabemos que ele era morastita, ou seja, morador de Moreseti-Gate. O local fica na área em redor de Beit-Jibrim cerca de 40 km a sudoeste de Jerusalém. Miquéias não cita o nome do seu pai, provavelmente por causa de sua origem humilde.
AUDIENTE ORIGINAL
As mensagens do livro de Miqueias foram escritas principalmente para os reinos de Judá e Israel, por terem se desviado da vontade divina e estarem praticando atos abomináveis a Deus. Porém, com base no versículo 2 do primeiro capítulo, é notório que a intenção do profeta é que todos os