O hospital
Segundo a Organização Mundial de Saúde, “o hospital é a representação do direito inalienável que o homem tem de ter saúde e é o reconhecimento formal por parte da comunidade de sua responsabilidade em prover meios que o conservem sadio ou que lhe restaurem a saúde perdida”.
FUNÇÕES:
- RESTAURATIVA: atender às necessidades dos doentes e participar de sua recuperação.
- PREVENTIVA: Diagnóstico e prevenção das doenças através dos Programas de Saúde Pública e da Educação para a Saúde do individuo e comunidade.
- EDUCATIVA: atuar e favorecer na formação e aprimoramento de profissionais de saúde; educação para saúde voltada para comunidade.
- PESQUISA: participar e favorecer a realização de pesquisas na área de saúde e gerenciamento.
Como seria o hospital e o serviço de Enfermagem sem a divisão e distribuição do trabalho?
Assim, considerando o serviço de enfermagem (S.E.) como um grupo organizado de pessoas, onde é grande o número, a complexidade e a diversidade das atividades realizadas, é evidente a necessidade da divisão e distribuição do trabalho bem como, do estabelecimento do padrão de relações entre eles (MASSAROLLO, 1991, p.23).
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
O Serviço de Enfermagem deve discutir e compartilhar com toda equipe de enfermagem conceitos que irão direcionar sua atuação na organização, como:
- VISÃO: é a forma como a Enfermagem vê a si mesmo no futuro e buscar estratégias para alcançar suas metas e objetivos interagindo e harmonizando com a organização.
- CRENÇAS E VALORES: segundo Marx,... Correspondem aos princípios, nos quais ela acredita, defende e dissemina entre seus colaboradores.
- MISSÃO: deve estar alinhado à missão institucional, definindo suas prioridades, ser mutável, mas evitando mudanças constantes, sob risco de perder a credibilidade.
- CULTURA ORGANIZACIONAL: são constituídos pelos conceitos básicos da organização, expressos pela visão, crenças e valores, missão, visão e políticas