o homem e avocação politica
Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o que ele deseja oferecer. Somente quem, frente a todas as dificuldades, pode dizer "Apesar de tudo!" tem a vocação para a política.
Max Weber
POLITICA: Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
VOCAÇÃO: A “vocação” está intimamente ligada ao tipo de dominação carismática. Os homens não obedecem ao líder carismático em virtude da tradição ou da lei, mas porque acreditam nele.
Há três qualidades que fazem o político vocacionado:
Paixão: dedicação apaixonada a uma causa. Isso não significa um sentimento movido por uma excitação estéril, mas pela clareza e conduta responsável em torno de ideais e utopias;
Senso de responsabilidade: como guia de ação;
Senso de proporções: capacidade de deixar que as coisas atuem sobre mantendo-se com uma calma íntima. O político deve ser capaz de conseguir distancia-se dos problemas e analisá-los com a gravidade e sobriedade.
Agora levando em consideração a esses significados, infelizmente vivemos em uma sociedade, que existem vários tipos de políticos. A minoria segue a carreira politica por vocação, muitos entram nesse ramo como uma forma de sobrevivência e arcar com seus luxos. Assim destacando os que vivem para a politica e os que vivem da politica.
O politico que vive da politica só que saber de seus interesses pessoais, e formas de como aumentar cada vez mais sua renda, deixando de lado a verdadeira luta politica, assim aumentando o crescimento dos problemas sociais, ambientais e econômicos, deixando a politica definida como uma empresa de interesses.
O politico vocacionado entra nesse ramo politico por paixão, colocando-