SEMANA AULA 02
1 – ANTECEDENTES HISTÓRICOS:
Expansão Ultramarina Europeia: deu início ao processo da Revolução Comercial, que caracterizou os séculos XV, XVI e XVII, tendo como um de seus instrumentos o movimento das Grandes Navegações. Apenas os Estados efetivamente centralizados tinham condições de levar adiante tal empreendimento, dada a necessidade de um grande investimento e principalmente de uma autoridade que atuasse como coordenador dessa grande empreitada, ou seja, o Rei. Além de propiciar o acúmulo prévio de capitais para financiar as grandes navegações, por meio da cobrança de impostos, o Rei coordenava os investimentos da burguesia, direcionando-os para as expedições. Os Estados que estavam à frente das grandes navegações tinham nesta atividade a sua principal fonte de riqueza.
Fatores que provocaram a expansão: centralização Política, o Renascimento, objetivo em romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as mercadorias orientais(especiarias), busca por terra e metais preciosos, necessidade de expandir a fé.
Pioneirismo Português:
- Precoce centralização Política; (1383)
- Domínio das Técnicas de Navegação (Escola de Sagres) *
- Posição Geográfica Favorável;
1493. Bula Inter Coetera:
1494. Tratado de Tordesilhas.
1500 . 22 de abril. Data oficial da chegada dos portugueses ao Brasil.
1493. Bula Inter Coetera:Papa Alexandre VI. O novo mundo devia ser dividido entre Portugal e Espanha. Caberia a Portugal as terras encontradas até 100 léguas à oeste do Arquipélago de Cabo Verde, já para a Espanha, todas as terras que fossem descobertas fora desse limite, lhe pertenciam.
1494. Tratado de Tordesilhas: uma nova medida foi determinada, a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. O tratado de Tordesilhas vigorou por mais de dois séculos.Essa nova determinação faria com que Portugal assegurasse sua autoridade sobre parte dos territórios do Brasil.
1500 . 22 de abril. Data oficial da chegada dos portugueses ao Brasil. Descobrimento do Brasil.