O gestor escolar
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância das tecnologias no espaço escolar e as funções que o gestor escolar tem para articular nesse novo fenômeno tecnológico com os processos educativos.
Até pouco tempo atrás, o conhecimento sistematizado construído no decorrer da história poderia ser encontrado nos livros sendo assim o mais importante instrumento utilizado para a transmissão e conquista do conhecimento.
Hoje vivemos num mundo onde as novas tecnologias tomam conta do nosso dia a dia e necessitamos dela todo o momento, sejam informações, lazer, comunicação. Na escola esse novo processo não foi diferente. As tecnologias invadiram o espaço escolar e com ela novas experiências e vivencias.
O gestor escolar deve mostrar para a escola que as mídias existentes são muito mais que apenas mexer em um computador, ou assistir apenas a um programa e demais opções, é fazer com que os educandos saibam selecionar ou decidir o que a o que vão fazer com tais informações, tendo assim conexões com outros assuntos.
As tecnologias estão marcando uma nova etapa na vida de todos da sociedade, trazendo novas formas de trabalhar, viver e de pensar, só que, infelizmente para muitos, tantos professores como as próprias escolas, as tecnologias continuam sendo um corpo estranho, que incomoda. Nesse contexto que deve entrar o papel do gestor escolar. Esse profissional precisa participar ativamente do processo de inclusão digital tornando as tecnologias uma aliada nos processos educativos.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trata a Gestão escolar
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Gestão de Sistema