Gestor Escolar
A escola passa por inúmeros momentos de transformação, com melhoras tecnológicas e mundiais, assim, o grupo de trabalho das unidades escolares precisa de assistência dos gestores para se adequar a tais transformações, pois o circulo escolar precisa estar de acordo e ciente das decisões tomadas para melhorias na unidade. A função do gestor escolar é conceder aos colegas um local de harmonia e não deixando que suas funções deixem de ser executadas.
O gestor tem como desafio inicial envolver toda a equipe de trabalho da escola com as metas a serem alcançadas, porém, nesta questão seu trabalho vai muito além de envolver todos, o gestor tem que estar atento a maneira como se relaciona com sua equipe, pois no ambiente de trabalho existem inúmeras formas de pensar e agir e esta diversidade é mais um desafio a enfrentar. O gestor deve saber ouvir, proporcionar momentos de discussão, trocar idéias, observar e também, atender às idéias sugeridas, para que cheguem a um propósito comum. É muito interessante que exista confiança ao comunicar-se com os demais, isso descomplica o trabalho de todos.
O gestor tem a responsabilidade de executar a política educacional e fazer com que a equipe da escola desempenhe seus papéis de maneira eficaz. A organização para que as coisas aconteçam na unidade é papel do gestor. Assim, percebe-se que por sua posição ser central na unidade o gestor possui grande presença em todos os campos pessoais da escola.
A coordenação escolar depende de funções comuns de um sistema organizacional de um estabelecimento de ensino, assim, algumas operações e ações são extremamente necessárias para o seu funcionamento. As funções obrigatórias que constituem esta organização são: a) planejamento: b) organização: racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, criando e viabilizando as condições e modos pares realizar o que foi planejado: c) direção/coordenação: coordenação do esforço humano