O fazer educativo hoje- libertação ou domesticação?
ESTUDOS CARTOGRÁFICOS
A linguagem do mapa
Conhecimentos Cartográficos
Para que serve o mapa?
Os mapas existem para registrar áreas, demarcações, territórios... é uma forma de se ver em escala reduzida o que existe na natureza de uma região ou país.
Os mapas servem para conhecermos melhor os espaços geográficos ,ou seja,o mundo em que vivemos
“A confecção de mapas antecede a arte de escrever.”
A evolução da cartografia
A presença da arte de desenhar mapas, figuras e cartas são notadas desde o início da história do homem. Pois, encontram-se como uma requisitada forma de representar dados das dimensões espaciais conhecidas.
Neste caso, devido à maior necessidade de abordar ou expor imagens de interpretações para variáveis fins, o mapeamento repercute no início da história do homem com autonomia e criatividade. Logo, é mais antiga que a escrita e a própria história.
Então, as técnicas arcaicas eram feitas em materiais simples na concepção dos mapas, como: a cerâmica, o papel, os bronzes, as cascas de coco, a pedra, a pele dos animais, etc. E, notavelmente, todas as culturas e sem censura, usaram formas de expressar um lugar natural ou humano, logo à origem do mapa remonta há 4500 anos. Existindo provas acumuladas desde a antiguidade sobre a cartografia primitiva, observadas em comunidades, isto é, nas habilidades de povos como: os babilônios, os egípcios e chineses etc., vinda de estudos históricos, geográficos, etnológicos e arqueológicos. Sendo o mapa mais antigo estudado.
Por fim, os saberes cartográficos modernos, isto é, atual, são os somatórios de contribuições cartográficas desde a antiguidade, pois, no Século XXI observo que, temos a maior expressão cartográfica da história do homem, porque, temos os acúmulos das informações da Cartografia (ciência que organiza os mapas e cartas de orientações geográficas) que viabilizam e, sobretudo, agilizam as integrações no comercio, por exemplo, melhorando as trocas de produtos e