A utilização do conceito de interdisciplinaridade nos artigos que abordam o tema bulimia
RESUMO: O artigo faz uma revisão bibliográfica sobre o tema Bulimia Nervosa. A pesquisa foi realizada na base de dados Scielo. Os artigos foram agrupados em três grupos: Grupo A – artigos com ênfase em aspectos neurobiológicos – Morfologia e Funções do Sistema Nervoso; Grupo B – artigos com ênfase na relação entre ambiente e comportamento do indivíduo com bulimia – Processos Psicológicos Básicos e Grupo C – artigos com ênfase em fatores socioculturais influentes – Desenvolvimento Humano do Adulto. Além da análise dos artigos encontrados, buscou-se verificar a utilização prática do conceito de interdisciplinaridade. Na análise dos artigos fez-se diferenciação entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Concluiu-se que há consenso em apontar a multifatorialidade das causas da bulimia e a necessidade de tratamento multidisciplinar. Não foi constatada, porém, a prática da interdisciplinaridade.
PALAVRAS CHAVES: Bulimia, Transtornos alimentares, Multidisciplinar, Multifatorial.
INTRODUÇÃO
Esse artigo é o cumprimento do Trabalho Interdisciplinar do primeiro semestre do ano de 2011 do Curso de Psicologia da UVV – 3º período noturno. Os alunos deveriam realizar uma revisão de artigos sobre determinado tema de livre escolha. A análise deveria se dar sob a óptica das disciplinas Processos Psicológicos Básicos, Desenvolvimento do Adulto e Morfologia e Funções do Sistema Nervoso.
Antes, porém, de falarmos sobre o assunto por nós escolhido, devemos esclarecer o conceito de interdisciplinaridade que apoiou nossa pesquisa. Sabemos que não há um consenso a respeito de tal conceito (Nunes, 2002). Por exemplo, muita confusão há entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade (Souza & Souza, 2009). Adotaremos como base para nossa análise o conceito de Amorim e Gattás (2007):
Para nós, a interdisciplinaridade deve ser entendida como método, caracterizado pela intensidade