A importancia do capital de giro
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO, ORÇAMENTO E FLUXO DE CAIXA
RESENHA
A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO
GRAVATAÍ, 2013
RESENHA
A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO
O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo do capital de giro, onde é abordado o conceito, a importância, as contas do ativo circulante e do passivo circulante, capital de giro bruto e capital de giro líquido. O artigo mostra que a gestão de capital de giro tem participação de grande importância no desempenho operacional de uma empresa, pois através dele serão financiadas as atividades da empresa. Uma má gestão do capital de giro traz sérias e desastrosas consequências financeiras para as empresas, contribuindo para uma situação de insolvência.
Através de uma boa gestão do capital giro é possível trazer bons resultados e preservar a saúde financeira da empresa, pois envolve um processo contínuo de tomada de decisões voltadas principalmente, para a preservação da liquidez da empresa, que consequentemente afeta a rentabilidade. O presente estudo mostrou os conceitos, algumas técnicas para gestão financeira do capital de giro e sua importância para a saúde da empresa. A gestão eficiente dos seus elementos contribui significativamente para a maximização do lucro, entretanto uma má gestão do capital de giro pode causar problemas financeiros para a empresa, levando até a falência.
O capital de giro está diretamente associado às fontes, as quais a empresa necessita para financiar seu crescimento, a necessidade do capital de giro é um dos maiores desafios do administrador financeiro. Um elevado volume de capital de giro irá desviar recursos financeiros que poderiam ser investidos nos ativos permanentes. Por outro lado o capital de giro muito reduzido restringirá a capacidade de operação e de vendas da empresa.
Por fim, as empresas de um modo geral necessitam de uma reserva de capital de giro, e que este é fundamental para