A importância da administração do capital de giro na gestão das pequenas empresas
Resumo
Este trabalho apresenta a relevância da administração do capital de giro para a gestão das pequenas empresas. A elaboração deste artigo é justificada para esclarecer aos administradores a importância da administração eficaz do capital de giro, principal alicerce para a geração de lucros. Será visto primeiramente a administração financeira como ciência e a administração do capital de giro. Posteriormente será abordada a administração das contas circulantes da empresa, que são à base da administração do capital de giro.
Finalmente serão abordadas as estratégias de capital de giro para determinar uma composição adequada de financiamento para as empresas.
PALAVRAS CHAVES: Capital; Estratégias; Administração.
1 INTRODUÇÃO
O embrião que deu origem ao desenvolvimento deste trabalho surgiu da necessidade de mostrar aos administradores das pequenas e micro empresas, as principais técnicas e estratégias para administrar o capital de uma empresa, fator preponderante na obtenção de resultados.
De acordo com Gitman (1997), ao criar uma empresa deve-se ter primeiramente em mente as necessidades de investimento a longo prazo para a obtenção de instalações, máquinas e equipamentos. A seguir, deve-se saber de onde serão obtidos os financiamentos para tais investimentos, ou seja, se será fruto de um empréstimo (capital de terceiros) ou recursos próprios (sócios ou acionistas) e, finalmente, qual deve ser o fluxo de caixa no curto prazo e quais as estratégias de cobrança e de pagamento adotadas.
Para responder a estes questionamentos, é necessário um bom entendimento sobre a Administração do Capital de Giro, que é um dos aspectos mais importantes da administração financeira. Para Assaf Neto & Silva (1997), a administração do capital de giro diz respeito à administração dos elementos de giro, ou seja, dos ativos e passivos correntes (circulantes) e as