A importância do capital de giro pra sustentabilidade
José Silva
Prof. João Mauricio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD 1101) – Gestão Financeira
07/05/08
RESUMO
Este trabalho almeja esboçar algumas das principais teorias que norteiam a estrutura teórica do Capital de Giro, através de um estudo de caso e exemplos práticos. Inicialmente é feita uma abordagem das empresas e de seus índices objeto de análise das demonstrações contábeis, para em seguida delinear a importância do gerenciamento do capital de giro, através da análise de seus elementos constitutivos, dos ciclos financeiro, econômico e operacional e do equilíbrio financeiro, segundo um gerenciamento eficaz das disponibilidades, por meio de alguns modelos de administração de caixa. O estudo é finalizado mostrando que o capital de giro é fundamental para a consecução dos objetivos da administração financeira, designadamente a gerência de caixa, contribuindo sobremaneira para a eficácia da organizacão.
Palavras-chave: Capital de giro; Ciclo econômico; Equilíbrio financeiro
1 INTRODUÇÃO
Objeto deste estudo, envolve os conceitos de administração de capital de giro, considerado muitas vezes fator preponderante na gerência das finanças da empresa. A administração de capital de giro está diretamente relacionada às decisões estratégicas, pois envolve tomada de decisões em cenários de curto prazo, não raras vezes em conjuntura de instabilidade que pressupõem acentuado grau de risco.
O capital de giro tem expressiva importância na composição dos ativos totais, pois geralmente participa com mais de 50% desses ativos nas empresas. A gerência do capital de giro abrange as contas dos ativos e dos passivos circulantes. Uma empresa precisa manter um nível satisfatório de capital de giro, uma vez que os ativos circulantes devem ser suficientemente consideráveis de modo a cobrir seus passivos circulantes,