O estagio impulsivo emocional wallon
Estagio Impulsivo Emocional
Como diz o autor Wallon o período do nascimento até um ano de idade a criança, contém dois momentos: O da Impulsidade Motora e o Emocional.
1° Momento: Impulsidade Motora
Wallon descreve esta primeira etapa, que da inicio da nascimento até aos 3 meses de vida onde manifesta apenas por reflexos e movimento impulsivos.
Sensibilidade intero, próprio e exteroceptiva a atividade da criança é essencialmente as sensações internas, em princípios vísceras e musculares e depois afetivas.
A sensibilidade interoceptiva reúne os sinais dos órgãos internos, fazendo chegar ao cérebro as excitações que vem das paredes das vísceras.
A sensibilidade propriceptiva esta relacionada ao movimento e ao equilitorio do corpo no espaço.
A sensibilidade exteroceptiva distingue-se das anteriores por esta relacionada ao conhecimento do mundo exterior.
Simbiose Fisiológica e simbiose afetiva, neste momento de imperícia, o bebe esta imerso em uma situação de absoluta dependência do meio que o envolve, a criança depende totalmente do adulto para sobreviver.
O Movimento ocupa lugar de destaque na teoria Walloniana.Desde o inicio de vida, ele é uma das principais formas de comunicação da vida psíquica com o ambiente externo.
2° Momento Emocional:
As transformações das descargas motoras em meio de expressão e comunicação caracterizam o estagio emocional.
Emoção e Tônus á uma profunda relação entre os dois. O tônus é considerado por Wallon a fonte de emoção.
Atividades circulares, na segunda metade do primeiro ano de vida, a criança começa a entregar-se a uma serie de atividades repetitivas que irão promover aprendizagens importantes e que anunciam o estagio posterior: O Sensório Motor passagem do estagio impulsivo emocional para o estagio sensório motor e projetivo.
Para Wallon, a evolução da criança é descontinua, cheia de conflitos, antagonismos e oposições, e entre um estagio e outro existem trocas de níveis e