atps de didatica
Também suas emoções para dentro da sala de aula
Quem foi Henri Wallon?
Henri Wallon é Francês, nasceu em 1879 em Paris, e morreu em 1962 nesta mesma cidade. Formou-se em Medicina, visando o trabalho em psicologia, e perito em filosofia. Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
Militante de esquerda, participou das forças de resistência contra
Adolf Hitler e foi perseguido pela Gestapo (a polícia política nazista) durante a Segunda Guerra (1939-1945). Em 1947, propôs mudanças estruturais no sistema educacional francês. Foi um homem engajado nos problemas de sua época. Wallon estava interessado em compreender como se desenvolve a pessoa no conjunto de todos os aspectos , ou seja, afetivo, cognitivo, motor e etc. estas áreas são definidas pelo autor como campos funcionais. Wallon realiza um estudo centrado na criança, como ser concreto, onde as etapas de desenvolvimento são continuas, marcadas por rupturas retrocessos, reviravoltas provocando mudanças interiores nesse sentido. Os cincos estágios pela psicogenética Walloniana são: estagio impulsivo emocional, que abrange o primeiro ano de vida ( predomínio da afetividade); estagio sensório-motor, que vai até o terceiro ano predomínio das relações cognitivas); estagio do personalismo, que cobre a faixa dos três aos seis anos (predomínio da afetividade); estagio categorial, por volta dos seis anos (predomínio intelectual ) e Estágio da adolescência. (predomínio da afetividade).
Quais as contribuições de Henri Wallon para Educação?
Wallon vê o desenvolvimento da pessoa como uma construção progressiva em que se sucedem fases como predominância alternadamente afetiva e cognitiva.
São 05 (cinco) os estágios de desenvolvimento apresentados por Galvão (1995) e sucedem-se em fases com predominância afetiva e cognitiva:
· Impulsivo-emocional (ocorre no 1º ano de vida); marcado