Resenha
Bacharelado em Sistemas de Informação
Nome: Antônio Clodston de Siqueira.
Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Português Instrumental
Data: 23/09/2013
RESENHA CRÍTICA
1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARSTON, Joshua. Maria Cheia de Graça. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Joshua Marston. Colômbia/Estados Unidos, 2004.
2. CREDENCIAIS DO AUTOR
Joshua Marston Jacob (nascido em 13 de agosto de 1968) é roteirista e diretor de cinema americano.
Nascido na Califórnia, graduou-se em Beverly Hills High School. Marston trabalhou em Paris como estagiário para a Vida, em seguida, para a ABC News, durante a Guerra do Golfo. Ele voltou para os Estados Unidos e obteve o grau de mestre em Ciência Política pela Universidade de Chicago, em 1994, antes de ganhar um Master of Fine Arts em cinema na Universidade de Nova Iorque.
Marston também dirigiu um episódio de Six Feet Under, e Episódio sete da redação em 2012. Ainda dirigiu um segmento do filme coletivo Nova York, Eu te amo.
Seu filme de 2011 The Forgiveness of Blood estreou em competição no 61 º Festival Internacional de Cinema de Berlim e competiu pelo Urso de Ouro. Junto com Andamion Murataj, Marston ganhou o Urso de Prata de Melhor Roteiro.
3. RESUMO
O filme Maria Cheia de Graça (Maria Full of Grace, Joshua Marston, Colômbia / EUA, 2004) traz como tema principal o tráfico de drogas da Colômbia para os Estados Unidos enfatizando o uso de mulas, pessoas que levam as drogas ingeridas no estômago, para fazer esse transporte.
Em um primeiro momento o filme mostra a exploração de mão de obra, um sistema de gerência arcaico baseado em punições e medo e a falta de oportunidades em pequenas cidades distantes dos grandes centros urbanos, levando as pessoas a tomarem atitudes desesperadas para poder se manter em um país onde predomina o tráfico de drogas.
Posteriormente, em um segundo momento, mostra como as pessoas são aliciadas e preparadas para atuar como