Uma Reflex O Sobre O Pensamento
Wallon se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seus mecanismos e relações mútuas, a partir de umaperspectiva genética. Por isso seu interesse sobre o desenvolvimento infantil, já que na infância é que se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos.
O projeto de sua psicogenética é o estudo da pessoa completa, considerada em suas relações com o meio (contextualizada) e em seus diversos domínios integrada. Contrário ao procedimento de se privilegiar um único aspecto do desenvolvimento da criança, WALLON o estuda em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade. Desta opção resultam quatro tema centrais na sua teoria: emoção, movimento, inteligência e personalidade. Estágios de Desenvolvimento Wallon trabalha em cinco estágios diferentes de desenvolvimento: Estágio Impulsivo Emocional: Do nascimento até aproximadamente o primeiro ano de vida, a criança passa por uma fase denominada estágio impulsivo emocional. É um estágio predominantemente afetivo onde as emoções são o principal instrumento de interação com o meio.
Estágio Sensório-Motor Projetivo: Dos três meses de idade até aproximadamente o terceiro ano de vida, a criança passa pelo estágio sensório-motor e projetivo. É uma fase onde a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos.
Estágio do Personalismo: Dos três aos seis anos de idade, é um período crucial para a formação da personalidade do indivíduo e da auto-consciência.
Estágio Categorial: Dos seis aos onze anos de idade, nesse período a criança começa a desenvolver as capacidades de memória e atenção voluntárias.
Estágio da Adolescência: Dos onze ou doze anos de idade, a criança começa a passar pelas transformações físicas e psicológicas da