Estágios do Desenvolvimento Segundo Wallon - Impulsivo Emocional
O estágio impulsive emocional vai do Nascimento do bebê até um ano de vida e se divide em dois momentos: Impulsividade Motora e o Emocional.
Neste momento da vida o indivíduo é incapaz de desenvolver sozinho tido o que precisa para atender suas necessidades de sobrevivencia, e necessita do meio externo (social) para interpretar, dar signficado e trazer respostas as suas necessidades. Através de Complexos exercícios de relação e interação, de momentos de espera ansiosa e respostas a suas necessidades, de alternancia entre autor em relação ao outro objeto por parte do outro, que a a criança irá se diferenciando de seu meio e constituindo seu eu diferenciado do outro.
Cada período desscrito por Wallon é considerado importante em si, e quanto mais intensamente é vivido, melhor contribui para a constução do período posterior. Nesse primeiro período caracterizado por uma indiferenciação, a criança a construção da sua identidade na interação com seus envolventes mais próximos.
Primeiro Momento: Impulsividade Motora
Wallon descreve este primeiro como uma fase em que o ser é quase organismo puro e sua atividade se manifesta apenas por reflexos e movimentos impulsivos. Esse período dura, aproximadamente, do nascimento até os três meses de vida. Acontece que, nas primeiras semanas após o nascimento, a atividade do bebê está totalmente voltada para suas atividades primárias (fisiológicas). Como essas necessidades não são mais atendidas de imediato assim como eram durante o período fetal, a criança se vê numa situação de desconforto que provocará descargas motoras (comportamentos reflexo, impulsivo e descontinuos) que não tem nenhuma outra utilidade a não ser a de aliviar esse estado de tensão. É a manifestação de uma impulsividade motora pura.
Movimento
O estudo do movimento é de extrema importancia para Wallon. Segundo ele, desde o início da vida o movimento é uma das principais formas de comunicação da vida psíquica com o ambiente externo.