Teoria Que Compreende O Individuo Em Sua Totalidade
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO
DE
PSICOLOGIA SOCIO-INTERACIONALISTA
São José dos Campos
2014
Biografia: Henri Wallon
No primeiro encontro deste segundo bimestre a professora iniciou uma breve explicação conceituada sobre a biografia de Enri Wallon e sua respectiva teoria.
Enri Wallon nasceu e viveu na França (1879-1962) sua trajetória acadêmica foi marcada pela filosofia, medicina, psiquiatria e áreas em psicologia. Suas obras e atividades eram voltadas para educação. O contexto histórico em que Wallon estava inserido foi marcado por duas grandes guerras, o que influenciou fortemente suas pesquisas e obras. Na primeira grande guerra Wallon tratou enfermos, o que contribuiu para observações de lesões orgânicas e também processos psíquicos (reflexos). Já na segunda grande guerra Wallon participou de movimentos contra os nazistas, essa experiência reforçou sua certeza de que a escola deveria assumir valores de solidariedade, justiça social e antirracismo.
A professora ressaltou também a passagem de Wallon no Brasil em meio ao contexto histórico, Ditadura de Vagas e a Ditadura Militar (democracia e comunismo), onde ele pode contribuir significativamente para a nova formação da escola brasileira.
Com base em suas experiências contextualizadas Wallon desenvolve uma teoria que compreende o individuo em sua totalidade, analisando comparativamente as relações que dão origem a essas totalidades. Suas pesquisas são pautadas no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social.
O interesse de Wallon pela educação exigiram conhecimentos em psicologia, biologia e Sociologia, que foram relacionadas aos aspectos cognitivos, mas também seu impacto sobre o motor e afetivo.
Para Wallon é necessário observar os comportamentos patológicos e compara-los com os comportamentos normais em seu laboratório natural, pois é possível identificar as diferenças, comparando criteriosamente os