trabalho de campo paranapiacaba
Nascido em 15/06/1879 e falecimento em 1/12/1962, ambos em Paris, França.Participou das duas guerras mundiais, na primeira, como médico, o que o levou, através da observação dos feridos, seus ferimentos e lesões e suas influências sobre o psiquismo dos mesmos.
Na segunda guerra estava na Resistência francesa contra os nazistas, esta vivência fez com que refletisse sobre os valores humanos como: justiça social, solidariedade etc. O que o fez acreditar,ainda mais, na necessidade da escola assumir a transmissão destes valores, ou, o lugar de aprendizado e exercício do convívio com o outro e o estabelecimento de um sentimento e postura de justiça social.
Sua formação se deu através da filosofia, medicina e psiquiatria, o que o levou a se interessar pela psicologia. Propôs uma reforma no sistema escolar da França, em conjunto com o físico
Langevin em 1947. Também se dedicou ao estudo de crianças internadas em hospitais psiquiátricos, tema de sua tese de doutorado. Depois dedicou-se a estudar o desenvolvimento da criança, procurando conhecer as origens biológicas da consciência, do pensamento.
Wallon criou sua teoria de desenvolvimento pautada em três aspectos fundamentais que em conjunto, interligados, contribuiriam para a formação do indivíduo ou como o próprio Wallon designou “construção da pessoa”. Estes aspectos são: Motores, Afetivos e Cognitivos
Para este autor há um movimento contínuo de transformações, aprendizados, mudanças, durante toda a vida do ser humano.
Assim como Jean Piaget, Wallon estabeleceu estágios de desenvolvimento, com características específicas que sofrerão influências diretas das condições orgânicas e sociais do indivíduo.
1. Impulsivo Emocional (0 a 1 ano)
2. Sensório-Motor e Projetivo ( 1 a 3 anos)
3. Personalismo ( 3 a 6 anos)
4. Categorial (6 a 11 anos)
5. Puberdade e Adolescência (11 anos em diante)
6. AdultoDenominou o primeiro estágio de impulsivo-emocional, que teria como base a aprendizagem sobre o