Paranapiacaba
Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba: Principal marco referencial da paisagem da Parte Alta.
Relógio da Estação: Suas badaladas regulavam os horários dos trens e o trabalho dos funcionários da ferrovia.
Museu Funicular: Operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), guarda um pouco da história da ferrovia com suas locomotivas, vagões, máquinas e ferramentas utilizadas na manutenção dos trens.
Passeio de maria-fumaça: Operado pela ABPF, proporciona ao turista uma viagem no tempo, através do passeio em vagão de primeira classe em madeira de 1914, puxado por locomotiva a vapor inglesa de 1867.
Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo (CDARQ): Abriga exposição permanente sobre a formação urbana e arquitetônica da Vila Martim Smith.
Casa Fox (Casa da Memória): Duas casas de trabalhadores geminadas foram restauradas para divulgar as memórias individuais e coletivas dos moradores locais.
Mercado: Local de abastecimento de secos e molhados dos antigos ferroviários, a construção foi restaurada, tornando-se um espaço multi-cultural. Durante o festival abrigará o Espaço Cambuci, feira de produtos gastronômicos com cambuci. Fruto típico da Mata Atlântica, o cambuci é tradicionalmente utilizado por moradores em diversas receitas do cardápio local, tais como bebidas, sucos, doces e até mesmo pratos salgados. O evento contará também com a presença dos municípios da Rota Gastronômica do Cambuci tais como São Paulo, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, São Lourenço da Serra dentro outros, com diversos produtos a base do fruto como geléia, trufa, sorvete, suco, cachaça, licor e mudas.
Museu Castelo: A construção de 1898 era a casa do engenheiro-chefe da ferrovia. Hoje abriga exposição permanente com móveis e peças que resgatam a história da ferrovia.
Clube União Lyra Serrano: Espaço de lazer dos trabalhadores da ferrovia, erguido na década de 1930, é até hoje espaço de importantes eventos da Vila. Durante o FIP