Relatório de campo
Este relatório tem como objetivo realizar uma breve descrição do trabalho de campo realizado no dia 18 de maio de 2014, em Paranapiacaba, sobre a condução do Prof. Antônio Carlos Schifino. E com base em nossas anotações e relatos, realizarmos uma breve observação de nossa ida ao local.
Área de estudo
Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil. Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa. A Vila de Paranapiacaba surgiu em 1860 associada à construção da estrada de ferro São Paulo Railway, que ligaria a capital ao Porto de Santos, é uma relíquia da arquitetura no estilo inglês, herança dos ingleses que participaram da construção da linha férrea e se instalaram ali. Primeiro vieram os operários e depois os operadores e profissionais que faziam a manutenção da São Paulo Railway. A Vila de Paranapiacaba cresceu pouco – ao redor da estação de trem, onde fica a Torre do Relógio Johnnie Walker Benson, símbolo da cidade que serviu para regular os horários das locomotivas e o ponto dos trabalhadores.
A vila de Paranapiacaba era inicialmente apenas um acampamento de operários. Depois da inauguração da ferrovia, em 1867, houve a necessidade de se fixar parte deles no local para cuidar da manutenção do sistema. Assim, construiu-se a Estação Alta da Serra, que também foi o primeiro nome dado ao lugarejo. Por causa da sua localização, último ponto antes da descida da serra, a vila começou a ganhar importância. Também nesta época foi fundada, em torno da estação São Bernardo, a futura cidade de Santo André, à qual a vila de Paranapiacaba pertence hoje. Enquanto isso, a ocupação no interior do estado se consolidava graças à estrada de ferro.