Paranapiacaba Relatório
Relatório de Visita Técnica
Paranapiacaba
São Paulo
2014
1. Introdução
Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil. A palavra "Paranapiacaba" originou-se do termo tupi paranapiacaba, que significa "lugar de onde se vê o mar", através da junção de paranã (mar), epiak (ver) e aba (lugar).
Localizada no topo da Serra do Mar, entre o Planalto Paulistano e a Baixada Santista, é assentada em terrenos do Embasamento Cristalino, em corpos localmente constituídos por filitos, em meio a porções mais extensas de migmatitos e ganisses graníticos.
Cercada pela Mata Atlântica da Serra do Mar, e tornou-se testemunha dos tempos áureos da ferrovia inglesa São Paulo Railway. Durante o século XIX, ela transportava principalmente o café do interior paulista para o Porto de Santos. Ao lado dela, fica o Parque Municipal das Nascentes de Paranapiacaba, que recebe em torno de 12 mil visitantes, por ano. Criado em 2003, para proteger as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings, o parque ganhou agora um plano de manejo elaborado por biólogos, geógrafos e geólogos, entre outros técnicos do Instituto Ekos Brasil.
Os principais atrativos, de uso público, são o Centro de Visitantes (local de recepção de turistas com informações sobre o parque); o Núcleo Tanque do Gustavo (integra um sistema de abastecimento de água das máquinas do sistema funicular, datado de 1900); o Núcleo Olho d’Água, sede do sistema de abastecimento de água, construído pelos ingleses em 1898, que abriga as Trilhas das Hortênsias e dos Gravatás, com 325m e 389m de extensão, respectivamente; a Trilha da Pontinha, com 1.090m de extensão; a Trilha do Mirante, com 1.185m, é a mais visitada, uma vez que é possível avistar o mar e parte da Baixada Santista; a Trilha da Água Fria, com 368m, e a Trilha da Comunidade, com 1.568m. A visitação nas