Administração estratégica
No passado, o processo de administração estratégica era influenciado em grande parte pelos departamentos de planejamento das organizações. Pessoas desses departamentos eram envolvidas pelo projeto e implementação de sistemas de administração estratégica dentro de suas organizações. Entretanto mais recentemente os departamentos de planejamento perderam algumas de suas influencias. O processo atual de administração estratégica tende especialmente em organizações menores a ser dominado pelo diretor-presidente(CEO) da companhia. O presidente (CEO) e também, considerado primariamente como o principal responsável pelo sucesso do projeto.
O planejamento estratégico foi desenvolvido nas décadas de 1960 e 1970, nessa época a concorrência entre as empresas era baixa.
O planejamento estratégico se destacou principalmente pela: Planejamento Estratégico Tático e operacional, definição de negocio: visão, missão da empresa, modelo SWOT (Força, Fraqueza, Oportunidades), Matriz BGC – classifica as empresas em função do crescimento de mercado x, participação de mercado em quatro quadrantes: estrela e criança, vaquinha leiteira, economia de escala e curva de experiência, na década de 1970 houve uma mudança no ambiente empresarial a competição entre as empresas itensificou-se a industria norte-americana perdeu competividade para a industria japonesa, em 1970, na siderurgia, bronze e têxteis (“culpa da mão de obra barata e dos equipamentos modernos”), em 1975, nos eletrodomésticos (“culpa do dumping e da cópia dos produtos norte-americanos”), em 1980, indústria automobilística em perigo – os norte-americanos começaram a se preocupar e não dar desculpas, em 1985, na produção de microchips .O Planejamento Estratégico possui duas entidades: empresa e mercado comprador. Por isso, não se aplica a empresas que operam em ambiente competitivo, que predomina nos dias atuais.
Como ter