Administração estratégica
O maior desafio dos administradores é a administração estratégica, pois as mudanças no ambiente são freqüentes e dependendo da forma como se administra pode levar a organização ao sucesso ou fracasso.
Na administração estratégica devem ser levadas em conta as oportunidades e ameaças do ambiente externo e interno momento em que são traçados os objetivos a serem cumpridos pelos funcionários. Além disso, a alta administração deve se preocupar com os interesses dos stakeholders da organização.
O objetivo da Administração Estratégica é fazer com que a organização com que a organização se torne cada vez mais eficaz
O que é Administração Estratégica?
Definição de Administração Estratégica
Estratégica refere-se aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização.
Há três pontos de vantagem: a formulação da estratégia; implementação da estratégia e controle estratégico.
Na Administração Estratégica deve-se seguir alguns passos: - Analisar oportunidades ou ameaças do ambiente externo; - Analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno; - Estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais; - Formular estratégias que permitam à organização combinar pontos fortes e fracos com oportunidades e ameaças do ambiente; - Implementar as estratégias; - Realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.
Os passos acima citados estão inter-relacionados e qualquer alteração em qualquer um dos itens comprometerá os estágios posteriores.
A administração estratégica deve ser um processo constante devido ao ambiente dinâmico que as empresas estão inseridas, sendo assim os administradores devem apurar os pontos fortes e fracos para poder manter o nível de competitividade.
Modelo de Administração Estratégica
Foi desenvolvido um modelo da