Trabalhos
Titulante é o reagente ou solução, cuja a concentração é conheciada. Já o titulado é composto ou solução, cuja a concetração é desconhecida.
O padrão primário é um composto suficientemente puro e estável que permite preparar uma solução padrão (primária) por pesagem direta do composto e diluição até um determinado volume de solução. A precisão e a exatidão dos resultados obtidos é criticamente dependente das propriedades físicas e quimicas dos padrões primários. São requisitos importantes para um padrão primário: 1) Elevada pureza química. 2) Estabilidade do ar. 3) Ausência de água de hidratação para que a composição do sólido não se altera com umidade do ar. 4) Custo acessível e disponibilidade de obtenção. 5) Solubilidade adequada ao meio. 6) Massa molar elevada para minimizar erros durante a medida de massa em balança analítica.
O ponto final é definido no momento em que ocorrem alterações perceptíveis na solução que contém o analito, ou seja, na solução que está sendo titulada, mudanças que estão associadas à condição de equivalência química. São exemplos: Alteração de coloração, Turvação e Formação de precipitados
Indicação do ponto final
É usual a adição de reagentes auxiliares que facilitam a percepção do ponto final. Tais reagentes em titulometria volumétrica são chamados de indicadores. Em geral, os indicadores evidenciam alterações de cor quando atingido o ponto final.
Ponto de equivalencia e ponto final:
Em titulometria, todo o cuidado é dedicado para que haja a menor diferença possível entre o ponto de equivalência e o ponto final da titulação que é percebido pelo analista ou medido em equipamento analítico. Entretanto, essa diferença existe é determina o erro de