Ética dos gestores
A responsabilidade dos gestores na ética organizacional
Trabalho apresentado ao Professor Ricardo Pinheiro como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa.
Rio de Janeiro
22 de setembro de 2011
A responsabilidade dos gestores na ética organizacional
O campo da Administração é extremamente abrangente. A necessidade de profissionais desta área atuarem em quase todos, senão todos, os segmentos de mercado é cada vez maior.
Embora os gestores da área da Administração tenham como principais objetivos, liderar e gerar resultados, ética e responsabilidade social são exigências do mundo globalizado para que os profissionais da atualidade e do futuro tenham sucesso em suas carreiras.
Conseqüentemente, é necessário que seus processos sejam sempre transparentes, o que implica maior exposição do modelo de gestão utilizado. A forma de se relacionar com a comunidade por meio de programas comunitários, cursos entre outros, demonstra como a empresa deseja ser enxergada.
Os gestores dessas organizações têm a necessidade de se qualificar e estar em contado direto com o que o meio oferece e quer receber em troca. A forma íntegra que se deve tratar essas questões são determinadas pelos gestores das organizações, que implementam e/ou fomentam seus projetos.
Segundo o dicionário Michaelis, a ética pode ser definida da seguinte maneira: “Parte da Filosofia que estuda os valores morais os princípios e ideais da conduta humana. Conjunto de princípios morais que devem ser respeitados no exercício de uma profissão”(Michaelis, 2008, p. 365).Portanto, a organização é o reflexo da visão e dos valores de seus gestores, que tratam da imagem da organização.
Vázques (2005) também fala sobre ética: “...teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens...” ( VÁZQUES, 2005 p. 24 ). Ele ainda escreve: “A ética estuda uma forma de comportamento humano que os homens julgam