ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Origem da Administração Estratégica
A estratégia começou a ocupar espaço no mundo empresarial em meados dos anos 1960, em resposta à obsolescência dos tradicionais planejamentos em médios e longos prazos e à dificuldade de esses instrumentos se adaptarem a um ambiente turbulento. A partir de 1980, o enfoque do planejamento estratégico ganhou amplitude, profundidade e complexidade, dando origem à administração estratégica. (FERREIRA; REIS; PEREIRA, 2002).
A administração estratégica tem como objetivo máximo o desenvolvimento de valores da corporação, sua capacitação gerencial, suas responsabilidades como organização inserida na sociedade e seus sistemas administrativos que interligam o processo de tomada de decisão estratégica, tática e operacional, em todos os níveis hierárquicos, tanto entre os diversos negócios quanto entre as diferentes linhas de autoridade funcional. Ou seja, a administração estratégica vai além de um processo sistemático de análise de informações, pois procura capacitar as pessoas a pensar estrategicamente, alcançando uma mudança de comportamento dos decisores. (FERREIRA; REIS; PEREIRA, 2002).
O Planejamento Empresarial
O que é estratégia e por que deve ser considerada?
Igor Ansoff, considerado o pai do planejamento estratégico e da administração estratégica, define estratégia como as regras e diretrizes para a decisão, que orientam o processo de desenvolvimento de uma organização.
Portanto, as decisões estratégicas são aquelas que permitem a empresa desenvolver e perseguir seus objetivos da melhor forma, considerando suas relações com o ambiente. A Administração Estratégica se interessa pelo papel dos objetivos nas decisões estratégicas.
No passado, o processo de administração estratégica era influenciado em grande parte pelo