O DIREITO E A EUTANÁSIA
O trabalho apresentado a seguir tem como objetivo discorrer sobre a eutanásia numa ótica moral, religiosa e contextualizada com a sociedade. A idéia será fazer uma avaliação na evolução nessa questão até os dias de hoje, visando sua aplicabilidade ou não. Além do mais, será observado também sobre a aplicação do método em outros países onde o mesmo é permitido. Sendo assim, sabendo que trata-se de uma questão um tanto quanto polêmica, o foco será analisar a eutanásia em diversos campos, idéias e conceitos.
2.PROBLEMA
A eutanásia é um tema que na prática se torna extremamente complexo para se debater. Levando em conta de que as opiniões podem ser tendenciosas conforme o contexto de quem vive o problema, muito já se discutiu sobre tal assunto. O grande problema, além da questão penal, é como se dá um tema em que a vida está sendo colocada em jogo num país em que a vida é colocada como direito de todos? Além disso, apesar de oficialmente laico, como tratar de um assunto em que morte é justificada com argumentos favoráveis num país onde quase todos se declaram adeptos de uma religião que oficialmente é contra a morte nesse sentido?
3.OBJETIVOS
3.1.Objetivo Geral
Há a intenção de promover uma idéia de a eutanásia não é cabível em nosso país com base nos temas supracitados.
3.2.Objetivos específicos
A discussão sobre esse assunto é importantíssima, levando em consideração que estamos falando do bem mais preciso que uma pessoa pode ter, a saber, a vida. Entretanto, além disso, pretendo tratar dos respectivos temas:
a. Demonstrar que a eutanásia fere o direito mais importante que uma pessoa tem, a saber, a vida, pois sem ele não se goza de direito algum.
b. Provar que o fato da Carta Magna dizer que o país é oficialmente laico, nada impede de questões morais/éticas religiosas ser colocadas em pauta quando se tratar de tal tema.
c. Evidenciar que liberdade não está necessariamente ligada ao fato de ter o direito de escolher a própria