O desenvolvimento da aprendizagem.
A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos do ser humano que desde muito cedo aprende a mamar, falar, andar, pensar, garantindo assim, a sua sobrevivência.
A aprendizagem escolar também é considerada um processo natural, que resulta de uma complexa atividade mental, na qual o pensamento, a percepção, as emoções, a memória, a motricidade e os conhecimentos prévios estão envolvidos e onde a criança deva sentir o prazer em aprender.
Na educação infantil vários fatores contribuem para o desenvolvimento de aprendizagem da criança. Na escola os professores podem estimular a aprendizagem da criança de várias maneiras como através de brincadeiras, pois brincar é atividade fundamental para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social. Brincar é um direito da criança, além de ser de uma importância para seu desenvolvimento, e, por isso as escolas de ensino infantil devem dar a devida atenção a essa atividade. O cuidado dos pais é de muita importância para tal desenvolvimento, é na infância que se pode descobrir algumas dificuldades da criança que afetarão o seu processo de aprendizagem futuramente como dificuldades conhecidas por discalculia, dislalia, dislexia, entre outras. Com a devidada atenção e cuidados esses transtornos poderão ser tratados assim a apredizagem da criança não será afetada. A partir dessas considerações é que tentamos compreender como vem sendo aplicada a Educação infantil, principalmente após o processo de implantação oficial dessa modalidade de ensino cujo alvo principal é o atendimento de crianças durante seus primeiros estágios de desenvolvimento.