Desenvolvimento E Aprendizagem
Elvira Souza Lima
A ação pedagógica que não tem como base as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento do período de formação, nem se utiliza dos instrumentos culturais possíveis segundo o período de formação e, além disso, não se apóia nas formas de pensamento presentes do educando será sempre uma ação pedagógica com pouca probabilidade de sucesso. Os procedimentos pedagógicos terão que, necessariamente, ser distintos conforme a idade de formação e o contexto de desenvolvimento. Por outro lado, enquanto meio de desenvolvimento humano, a escola tem sua especificidade. O processo de escolarização (independentemente de ser considerado um sucesso ou um fracasso) transforma as experiências concomitantes vividas na comunidade, no local de trabalho, na família, etc.
DIVERSIDADE NA SALA DE AULA
Na escola, muitos alunos que não dominam os conhecimentos escolares são, equivocadamente, classificados como deficiente mentais ou com retardo. Como diferenciar alunos que não estão aprendendo eventualmente, daqueles que apresentam dificuldades estruturais de aprendizagem? Como trabalhar em sala de aula com estas diferenças? Neste livro Elvira Souza Lima discute estas questões tendo em vista a elaboração de uma pedagogia da diversidade.
QUANDO A CRIANÇA NÃO APRENDE A LER E ESCREVER
Quando uma criança não está aprendendo a ler ou a escrever, ou ambos, é preciso levar em consideração a escrita como um sistema que é manifestação da capacidade humana de simbolizar: o educando, seu período de desenvol-vimento e sua experiência cultural; o professor, a qualidade da mediação realizada por ele, sua formação profissional e seu conhecimento pedagógico; a escola, a organização do tempo e do espaço, a gestão e o contexto de desenvolvimento por ela oferecido; o conhecimento, o momento histórico em que ocorre o ensino-aprendizagem; a cultura e a prática pedagógica, principalmente a dinâmica dos processos que acontecem na sala de aula
Portanto, o