Estado Direito 12
Márcio Nunes dos Passos
Disserte em no mínimo uma lauda, a respeito: além da representação popular na política, o que mais é preciso considerar para que a democracia seja capaz de construir um Estado de Direito onde o sujeito tenha reconhecido o seu lugar e seu papel na construção do consenso democrático?
A participação, conhecimento e consciência politica faz com que a construção de um Estado de Direito seja uma realidade, porém uma democracia efetiva é uma ferramenta mais que importante. A cobrança de representantes, a exigência de mais informações politicas pela mídia (transmissões das sessões legislativas pela tv e rádio, formação de redes que divulguem os votos dos parlamentares) faz com que o cidadão possa assim controlar os politicos e exigir prestação de contas.
Muitos se preocupam em falar sobre politica, mas poucos se habilitam ou tem um conhecimento amplo sobre o assunto, isso faz com que muitos dos direitos e deveres não sejam cumpridos, deixando assim de lado o consenso democrático. A falta de instrução do indivíduo no campo politico facilita a desvalorização do seu voto, das suas escolhas e dos seus direitos. Além de contribuir com a corrupção e falência da democracia como num todo. Tudo que se refere a democracia deve ser tratado e visto como algo mais que importante, já que não atinge somente o meio politico, pois vivemos em uma sociedade capitalista e a democracia faz com que seja garantido o direito do cidadão seja quem for, mas principalmente faz com que todos cumplam com seu dever e papel na sociedade.
Então para que o individuo se "auto-reconheça", ou seja conheça seu papel na construção do consenso democrático é necessario não só a participação popular, como também o conhecimento e consciência da sua participação, que a democracia é para todos sem nenhuma distinção e que para se criar um Estado de Direito deve-se primeiramente criar indivíduos instruídos para tal assunto. Por exemplo um