BIA LESSA
BIOGRAFIA DE BIA LESSA PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA
O nome civil da diretora de teatro Bia Lessa é Beatriz Ferreira Lessa que nasceu na capital paulista, em 1958. Ela também já fez várias atuações como atriz, que foi sua primeira opção.
Bia Lessa estudou teatro no " O Tablado", de Maria Clara Machado., aos 15 anos. E estreou como atriz, sob a direção de Wolf Maia, na peça: " Marroquinhas Fru-Fru". Logo a seguir, porém, ao lado de Daniel Dantas e Gilda Guilhon, Bia montou o núcleo teatral: " A Carranca". Era um núcleo de rua e eles montaram: " Rocinha Zona do Agrião" e " Seu Criado Matti". Depois Bia Lessa , em 1981, mudou-se para São Paulo e fez: " O Eterno Retorno " e Macunaíma", dirigida por Antunes Filho, que ficou 2 anos em cartaz.
Em 1983, voltou novamente ao Rio de Janeiro, e já fez sua primeira direção, que foi: " A Terra dos Meninos Pelados", adaptação da obra de Graciliano Ramos. Isso foi um acontecimento do teatro infantil. A seguir, Bia iniciou uma pesquisa vinculada ao teatro Sesc da Tijuca, onde ficou por quatro anos, fazendo ensaios, pesquisas e oficinas. Encaixou a palavra: " Ensaio" a esses trabalhos. O Ensaio nº 1, aconteceu em 1984, e foi com o texto: "A Tragédia Brasileira". O Ensaio nº 2 foi: " O Pintor" em 1985, adaptação do livro: " Sete Cartas e Dois Sonhos". O Ensaio nº 3, aconteceu no espetáculo de formatura do CAL- Casa de Artes de Laranjeiras. E foi o: " Idéias e Realizações- Um Musical de Gestos". Esse Ensaio lhe valeu o Prêmio Molière, de Melhor Direção. Em seguida , ela repetiu o Ensaio nº 1, fazendo uma fantasia poética sobre a existência humana, em um espetáculo sem texto, sendo uma partitura de ações de um grupo de atores. Havia uma chuva de papel picado e caixas de papelão, como agentes principais da ação. O Ensaio nº 4, foi: " Os Possessos", incursão sobre a obra de Dostoivsky. Pela primeira vez, Bia Lessa chamou atores experientes para trabalhar com ela, mas procurou imprimir um estilo novo de