Museu da lingua portuguesa
O museu que foi inaugurado em 20 de Março de 2006, é o 2º do género em todo o mundo (depois do “Museu da Língua Africâner“, localizado na África do Sul) e possui uma superfície superior a quatro mil metros quadrados, dispondo-se ao longo de 3 pisos. O museu é constituído por um espaçoso Hall de entrada, por um grande auditório (com capacidade para cerca de meio milhar de pessoas), uma ampla Praça da Língua, e por múltiplas salas de exposições (umas permanentes, outras temporárias), entre muitos outros espaços.
Sendo a Língua Portuguesa a base da Cultura brasileira, revela-se fundamental que os seus falantes a dominem o melhor possível, quer a nível da expressão escrita, quer a nível da expressão oral, para dela retirarem o maior proveito no seu dia-a-dia.
O Museu da Língua Portuguesa pretende ser mais um importante instrumento de contribuição para a consolidação e promoção da Língua Portuguesa, quer no Brasil, quer pelo mundo fora.
Tal como a Língua é um meio privilegiado de comunicação e interacção entre as pessoas também o objectivo principal do Museu é o máximo de interactividade dos materiais e serviços que apresenta com os seus visitantes.
Os vários espaços deste moderno museu foram concebidos para manifestarem um ambiente multimédia, congregando imagens, música, vídeo, a voz humana, etc. onde estão representados dezenas de artistas e autores brasileiros, uns que participaram na elaboração das exibições, outros grandes nomes da Língua Portuguesa que são evocados.
Entre esses ARTISTAS E AUTORES temos:
Autores: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Machado de