O CURRICULO NO COTIDIANO ESCOLAR
ATENEU INSTITUTO DE PESQUISA
ALUNO:
DISCIPLINA: DIDÁTICA II
CURSO: PEDAGOGIA
PERÍODO:
PROFESSORA:
VILA VELHA
2014
O CURRÍCULO NO
COTIDIANO ESCOLAR
Conversa com
Corinta Geraldi e
Regina Leite Garcia
RESUMO
O CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR
O texto apresenta duas entrevistas feitas com duas pesquisadoras muito conhecidas, e reconhecidas no Brasil, por se envolverem com pesquisas com os cotidianos escolares: Regina Leite Garcia, da Universidade Federal Fluminense, e Corinta Geraldi, da Universidade de Campinas.
A proposta que me foi feita por minha amiga e colega Nilda Alves tem algo de modéstia e algo de sabedoria acadêmica e histórica de cotidianista que é. Sugeriu-me ela que eu fizesse uma entrevista com Corinta Geraldi e Regina Leite Garcial, precursoras da relação que dá título a este Dossiê, "Currículo e cotidiano". Modéstia porque excluiu-se do rol de entrevistadas, papel que lhe caberia quase naturalmente (Cf. Oliveira, 2007). Sabedoria acadêmica e histórica de cotidianista porque, com isso, abre espaço para que suas amigas e colegas contem, por meio de narrativas pessoais, suas memórias e práticas relativas aos processos que levaram as três, e outras tantas e tantos desde então, a buscar na vida cotidiana e na permanente reinvenção do ato de pesquisar elementos de compreensão ampliada das realidades escolares.
Corinta inicia sua narrativa de formação pelas experiências vividas em diferentes espaçostempos. Ao registrar suas memórias começando pela formação intelectual e política fora do saber escolar formal, vivida no cotidiano de uma adolescente/estudante comum, ela já faz emergir suas convicções de cotidianista que é, reconhecendo a importância' formadora daquilo que vivemos.
Diante do desafio que me foi posto, formulei umas pequenas questões, que me pareciam portadoras de potencial para que as narrativas fossem