Compressibilidade e adensamento do solo
MECÂNICA DOS SOLOS II
RELATÓRIO Nº 02
Nome: Pedro Henrique Jucá, Vinicius Bordoli
Matrícula: 111150421, 111151953
Data de Entrega: 10/11/2014
UNIPAMPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
MECÂNICA DOS SOLOS II – PROF. MAGNOS BARONI
COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DO SOLO
Esse relatório foi orientado pelo Prof. Magnos Baroni com o intuito de aumentar o entendimento na disciplina de Mecânica dos Solos II para obtenção de notas parciais previstas.
Pedro Henrique Jucá
Vinicius Bordoli
Alegrete – RS
2014
ÍNDICE
1 RESUMO 3
2 MECANIMOS DE DEFORMAÇÃO EM SOLOS GRANULARES E ARGILOSOS 3
2.1 SOLOS ARENOSOS 3
2.2 SOLOS ARGILOSOS 4
3 FENÔMENO DE ADENSAMENTO 4
3.1 TEORIA DE ADENSAMENTO UNIDIMENSIONAL 4
3.2 ANALOGIA MECÂNICA DE TERZAGHI 5
4 ENSAIO DE ADENSAMENTO (ENSAIO DE COMPRESSÃO OEDOMÉTRICO) 6
4.1 ÍNDICES DE COMPRESSÃO E RECOMPRESSÃO 6
4.2 TENSÃO DE PRÉ-ADENSAMENTO 6
5 BIBLIOGRAFIA 9
1 RESUMO Um dos aspectos mais importantes em projetos e obras associados à Engenharia Geotécnica é a determinação das deformações devidas a carregamentos verticais na superfície do terreno ou em camadas próxima a sua superfície.
No caso dos solos, as deformações sob a ação das cargas é muito complexo em comparação a outros materiais, podendo assim ser causada por deformações ou deslocamento de partículas sólidas, ou ainda, por expulsão de ar ou água dos vazios, podem ser imediatas ou ocorrerem durante um período de tempo elevado após a aplicação do carregamento (em linhas gerais: deformação em solos arenosos ou argilosos não saturados é rápida; nos solos argilosos saturados são lentos e estão associados à saída de água dos vazios do solo). Assim quando se executa uma obra de engenharia, impõe-se no solo uma variação no estado de tensão que acarreta em deformações, gerada na maioria dos casos pela expulsão da água pela tensão da carga aplicada diminuindo a