RESENHA CIENTI FICA
ALVES, Nilda. (org.) et al. Criar Currículo no Cotidiano. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Nilda Alves é doutora em ciência da educação, pela Université René Descartes, Paris V, França ( 1981), com pós-doutorado no Institut Nacional de Recherche Pédagogique ( INRP), Ministère De Éducation, França ( 1989). Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde coordena o laboratório “Educação e Imagem” e o grupo de pesquisa “ As redes de conhecimento em educação e comunicação: questão de cidadanis”. É editora, com Regina Leite Garcia, da coleção “ O sentido da escola” ( Rio de Janeiro: DP&A) e organizadora da série “ Cultura, memória e currículo” ( São Paulo: Cortez) e da coleção “ Metodologia e pesquisa do cotidiano” ( Rio de Janeiro: DP&A). Atual presidente da ANPEd ( 1999/2001 e 2001/2003). E-mail: nildalves@uol.com.br
O livro apresenta um grupo de professores da rede estadual de ensino ( município litorâneo), com histórias de vida diferentes, discutindo a respeito da docência, como salário, cotidiano, a prática, o currículo e a necessidade da criação de um espaço vazio ( despojado dos hábitos impostos pela própria pedagogia curricular), para que se crie o “novo”, ou seja, um espaço e tempo ( tempo vivido- Kairós e tempo marcado- Kronos) no próprio cotidiano do contexto escolar, de forma que projeto político pedagógico seja construído juntamente com a participação democrática e reflexiva do professor.
O livro por meio de discussões pauta sua idéias baseado na tessitura no universo escolar onde a educação deveria ser uma rede tecida, entrelaçada e unida em um só objetivo ( junção dos conhecimentos), propondo o resgate das dicotomias e a teoria da complexidade ( rizomático) que nos abarca de várias formas, colocando em cheque os paradigmas da modernidade e da racionalidade.
A primeira discussão levanta questões como a dúvida, a incerteza, a utopia (leva ao sonho, mas quando volto, a