o convertido e o convencido
"Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da cidade de Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus".
Aí estão homens íntegros e tementes a Deus. Criam em Deus, haviam recebido a palavra de Deus, mais ainda não tiveram um encontro com Deus. O Espírito Santo ainda não havia sido derramado sobre suas vidas, e por causa disso, tudo o que sabiam de Deus não passava de teoria, e pouco efeito tinha a fé destes em suas vidas.
Não é assim nos dias de hoje? Você entrou em uma igreja, disseram a você que fosse até próximo do altar, e levantasse sua mão aceitando a Jesus Cristo como seu Senhor? Após isso, lhe convenceram de que a partir daquele momento, você era uma filha de Deus, e que estava salva. Você acreditou, mas nada em sua vida mudou. Será que não há algo errado? Qual a diferença que houve em sua vida, depois que você levantou a sua mão, nada?
Da mesma forma, muitos se batizam nas águas. Entram nas águas como um pecador seco, e saem um pecador molhado. O que mudou depois desse batismo, também nada? Ora, por causa das palavras do líder religioso e demais membros, você se convenceu do evangelho, mas ainda não se converteu. Isso aconteceu porque você tem tentado ser um cristão utilizando a força do próprio braço. Você mudou hábitos, costumes, o seu falar, mas isso não lhe trouxe fruto algum. Todos vêem a sua aparência cristã, mas não sabem que dentro de você só há ossos secos. Tudo isso está acontecendo, porque o Espírito Santo não foi derramado sobre a sua vida.
Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo'. (At 8.14-17)
É nesta fé que estamos, não queremos saber da sua religião, queremos que você tenha um encontro com Deus. O Senhor Jesus prometeu que o Espírito Santo