Convencido X Convertido Imprimir
Introdução ao tema: (Lucas 9.57-62) “Jesus respondeu: Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.” O verdadeiro convertido não é aquele que serve a Deus pensando no que está perdendo do mundo, mas aquele que deixa tudo para trás a fim de seguir ao Senhor.
O Convencido
Quem entra no Reino do Céu?
(Mateus 7:21-23)
“Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.”
O Senhor rejeitou, em determinadas ocasiões, homens que tentavam seguí-lo (Mateus 19.16-22). Ele não fez isso por não querer seguidores, fez isso por saber que o preço para esses homens seria alto demais, estes estariam propensos a enganarem a si mesmos, acreditando serem discípulos, quando na verdade não eram. O Senhor sempre deixou claro o valor da verdadeira conversão. (Lucas 13.23-30)
Talvez nos sintamos confiantes quanto a nossa salvação, mas assim os homens de Mateus 7 e Lucas 13 também estavam. Atitudes que levam ao Convencimento:
1) Remorso (Isaías 59.2)
A primeira atitude na vida de um convencido é o remorso, o que é definido como um sentimento de culpa que não vem acompanhado de mudança. Um exemplo que pode ser utilizado é o de Caim (Gênesis. 4.9-14) Ele acontece quando se enxerga a culpa. Muitas vezes as pessoas chegam até a mudar, mas depois de um tempo, tudo volta a ser como antes. A Bíblia diz que “todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque a divina semente permanece nele” (1 João 3. 6-9).
2) Ser (ou se tornar) uma “Boa Pessoa”
Muitas pessoas são vistas como boas por serem caridosas, estarem sempre à disposição para ajudar e, até mesmo, por serem bons amigos.
Tem também os que têm um comportamento mau, como desrespeitar aos pais, mas decidem mudar e realmente muda. O fato de alguém deixar de praticar algum mal e se tornar bom não tem nada a ver com a salvação. Todas essas mudanças não significam que o