O CONTRATO DE TRABALHO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Conceito de Patrimônio 8
4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 9
5 microeconomia 10
6 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 16
7 conclusão 18 REFERÊNCIAS 19 PROTOCOLO DO TRABALHO: 110103383 19
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata o contexto empresarial, mais concretamente sobre as várias mudanças da contabilidade, trazendo pensamentos de diversos autores em relação ao conceito da administração, do patrimônio, das fontes de recursos de uma entidade, da microeconomia e da importância que a contabilidade tem como ferramenta de informação para a responsabilidade social.
O trabalho tem como objetivo, levar o leitor a ter uma visão mais ampla da história, e do que realmente é a contabilidade, o que ela estuda e qual é o seu verdadeiro propósito no mercado financeiro.
Está organizado em cinco capítulos. O primeiro capitulo abordará as funções administrativas e as suas mudanças ao longo do tempo, essa função foi desenvolvida por Henri Fayol e tem como objetivo levar a empresa a ter o planejamento, a organização, a direção, a coordenação e o controle como base da entidade. No capitulo dois será abordado o conceito do patrimônio, este é um tema de grande importância, pois o patrimônio o objeto de estudo da contabilidade. Seguimos então para o terceiro capitulo que relata as fontes de origens de uma empresa, o capital que é investido na entidade, ou seja o capital social, e o capital de terceiros, que são as dividas da empresa. Já o capitulo quatro traz como tema a microeconomia, a análise do mercado e o equilíbrio do mesmo, mostrando que para que isso seja possível é necessário que seja em mesma proporção a demanda e a oferta, finalizando o capitulo as estruturas de mercado. Chegamos assim ao quinto e ultimo capitulo reforçando a