graviometria
Exemplo: Como determinar o teor de NaCl (cloreto de sódio) no Sal de cozinha.
Antes de resolver este problema é preciso saber sobre as ligações iônicas: os sais e outros grupos de minerais possuem íons que formam a ligação iônica que dá origem aos compostos iônicos.
Mas o que o sal tem a ver com a ligação iônica? A formação do cloreto de sódio se dá a partir de átomos de sódio (Na) e de cloro (Cl), estes átomos são muito reativos em sua forma iônica (Na + e Cl -) , e devido à reatividade destes íons é possível separá-los em uma reação com outros reagentes.
Suponhamos que iremos analisar uma amostra de 3,90 g de cloreto de sódio (sal de cozinha), se esta amostra contiver 8,60 g de AgCl, qual seria o teor de NaCl? A equação do processo se traduz da seguinte forma: NaCl + AgNO 3 → AgCl + NaNO3
Sabe-se que a massa molecular de NaCl é 58,5 g e do AgCl é 143,5 g, como foi usada apenas uma amostra de 3,90 de sal temos 8,60 g de AgCl, iremos usar os valores moleculares e a quantidade usada dos compostos:
Montando uma relação ficaria assim:
58,5 = 143,5
X 8,60
X = 58,5 • 8,60
143,5
X = 3,50 g
O íon cloreto (Cl -) do cloreto de sódio (NaCl) se transforma em um precipitado sólido de cloreto de prata
(AgCl), este precipitado é insolúvel e por isso aparece nos experimentos como um sólido branco acumulado nos recipientes usados para a