O condomínio edilício é pessoa jurídica?
Síntese com base no Livro “O que é Poder” – “Apresentação do Monstro”
Camila Prezotto
Ra 141717-9
1ºB Direito
O que é Poder – Gérard Lebrun
O poder segundo Gérard Lebrun pode ser definido como o direito de deliberar, agir e mandar enfim, ter a capacidade de exercer a autoridade, a soberania. Na sociologia geralmente é definido como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se de alguma forma houver resistência.
A partir da introdução, Gérard tem a intenção de fazer o leitor se desfazer de preconceitos no que diz respeito ao poder. Ele tenta mudar este conceito que adquirimos por influência política e também filosófica, questionando e analisando teorias que tratam desse assunto.
No primeiro capítulo do livro, “Apresentação do Monstro”, é discutido os conceitos de potência, força e poder. Definindo que potência é dispor de recursos que provocam um efeito esperado a qualquer momento. Que força é a capacidade de modificar o comportamento de outra pessoa. E poder, é algo mais que a potência, uma força maior, que faz com quem se submeta aceite como ordem a se cumprir.
Talcon Parsons, afirma que ter poder é dispor de autoridade sem que esta esteja ligada a repressão ou implique em uma idéia de jugo e coerção. Parsons recusa-se a considerar o conceito de poder “de soma zero” assim como Michel Foucault também não defende essa teoria por razões distintas, pois Foucault acredita que ser cidadão é igual a ser obediente possibilitando o adestramento humano (ensinamento). Soma Zero é a idéia de que o poder era concebido como se uma pessoa ou grupo o possuísse enquanto uma segunda pessoa ou grupo não o possuía, constituindo-se naquele sobre quem o poder era exercido. O poder era assim definido nos termos de objetivos mutuamente excludentes, de modo que uma parte era detentora de poder na medida em que realizaria seus próprios desejos à custa daqueles que constituíam a outra parte.