Gestão de Projetos
Página 1 de 75
Gestão de Projetos
Objetivo
Ementa
Definições, fases e função. Áreas de conhecimentos: gestão da integração, gestão do escopo, gestão do tempo, gestão dos recursos, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de pessoal: papéis e responsabilidades. Gestão das comunicações, gestão dos riscos, gestão de suprimento, Cronograma. Níveis de maturidade em Gerência de Projeto. Programas, portifólios e Escritórios de Projeto.
Objetivos
Ao final desta disciplina, espera-se que você seja capaz de:
conhecer conceitos, métodos, técnicas, padrões e ferramentas que permitam maior eficácia no gerenciamento de projetos; compreender o perfil e o papel do gestor de projetos TI; estar habilitado para sistematizar conhecimentos e informações necessários à realização e à gestão de projetos em todas as suas fases; desenvolver visão e raciocínio lógico para a definição e implementação de projetos; conhecer as metodologias e ferramentas para aplicar na gestão de projetos; ser capaz de usar estrategicamente a Gestão de Projetos para obtenção de vantagens competitivas para a organização.
Contextualização
Atualmente, no mundo globalizado, as organizações necessitam cada vez mais inovar em seus produtos e serviços. Num meio em que crescem a competição e imperam as mudanças, o corpo funcional das organizações necessita capacitar-se para atuar com eficiência e complexidade. Nesse universo em que se lida com orçamentos e prazos reduzidos, bem como com equipes multidisciplinares, gerenciar bem projetos é um fator essencial para a sobrevivência. Assim, a busca de qualificação, por parte da gerência de projetos, é uma demanda cada vez mais necessária.
Nesta disciplina, você vai estudar o conceito de projeto, o ciclo de vida e as fases gerenciamento de projetos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento) e as áreas do conhecimento, bem como