Calculo diferencial e integral 4
Diferencial
e
Integral IV
Apresentação
As Notas de aula apresentadas aqui são apenas notas de aula e não apostila. O objetivo é apenas evitar a perda de tempo injustificável de "passar a matéria no quadro"; é um tempo precioso que pode ser aproveitado de forma muito mais eficiente, como por exemplo na resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas de forma a não deixar as dúvidas acumularem até as vésperas da avaliação, culminando em uma corrida quase sempre inútil de assimilar a matéria.
As notas de aula não dispensam de forma alguma um bom livro texto de cálculo diferencial e integral, assim como não dispensam os alunos das aulas teóricas.
São fornecidas, neste material, definições e teoremas fundamentais exemplos e exercícios sobre os diversos tópicos do conteúdo programático.
A maioria dos exemplos aqui expostos não estão resolvidos propositalmente, pois os mesmos serão resolvidos em sala de aula visando esclarecer os pontos mais obscuros da matéria ou algumas passagens algébricas menos claras.
As notas de aula referem-se ao cálculo diferencial e integral IV. Para bons resultados neste curso é necessário o conhecimento de outras partes já estudas em cursos anteriores não só de cálculo como de geometria analítica. Por exemplo é necessário um conhecimento mínimo de limites, curvas cônicas e as técnicas de integração mais utilizadas (por partes, substituição trigonométrica e a técnica da decomposição em frações parciais) fora as ferramentas algébricas fundamentais. Sem ferramentas não é possível se trabalhar !
É muito comum ouvir do alunos em épocas de prova (é claro!) o seguinte comentário: "Eu refaço todos os exercícios expostos em sala de aula mas não consigo me sair bem na prova".
A realidade não é bem essa. Na verdade o que os alunos querem dizer é: "Eu decoro todos os exercícios que posso mas não me saio bem".
Realmente, quem estuda desta forma não está estudando, está se enganando.
A avaliação visa verificar se