O comportamento ético e a responsabilidade social das organizações
Nos tempos de globalização e estruturação é bem importante para organizações trabalharem com mais , dignidade a moralidade dos funcionários pois dependendo de como nos comportamos, por exemplo, em nossas relações de trabalho, podemos estar colocando seriamente em risco nossa reputação.
Levarmos em consideração que cada indivíduo tem uma opinião própria e que é necessário respeitá-las, ajuda a nos afastar de intrigas ou até mesmo de boatos.
É formidável lembrar que as empresas vão estar mais desenvolvidas quando se preocuparem com a seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos das pessoas.
Moral e ética
KRAFT citado por LEISINGER (2001), afirma que na linguagem coloquial, os conceitos de moral e ética são em larga escala empregados como sinônimo, apesar de não o ser. A moral consiste na determinação de normas que orientem o comportamento prático, sobretudo para com o próximo, mas também para com a natureza e para consigo mesmo.
Nesse caso ética expressa que temos que agir de forma correta com ambos o lados, tanto com nos mesmo, quanto com as pessoas.
A ética como ciência, preocupa-se com o tema de uma maneira descritiva e comparativa, mas também como uma avaliação critica da moral, por uma lado, se manifesta pelo fato de determina conduta humana ser considerada uma pessoa boa ou má.
Os princípios éticos na empresa
Ao estabelecer como regra, a pratica de uma conduta ética, a empresa coloca-se em posição de exigir o mesmo de seus empregados e administradores, desse modo, podem cobrar-lhe maior lealdade e dedicação. O ato de emprestar seu trabalho a uma organização que age com ética constitui-se para o funcionário uma compensação de valor incalculável. Os procedimentos éticos facilitam e solidificam os laços de parceria empresarial, quer com os clientes, quer com os fornecedores, isso ocorre em função do respeito que em agente ético gera em seus